domingo, 20 de fevereiro de 2011

POLITICAR

Estou com um novo blog, o politicar. Ele trata de política, e é feito por mim e mais dois amigos. não deixem de conferir. acessem: http://politicar2011.blogspot.com

POLITICAR

Politicar é um neologismo, que significa verbalizar o termo "politica", ou seja, por em prática a politica no dia a dia, de forma consciente, racional e impessoal. Significa trazer a politica ao seu cotidiano, discutir, questionar, debater o seu impacto na vida diária ou num futuro próximo. Refletir os meandros políticos dentro da sociedade.


Politizar é preciso, vivemos numa nação de alienados políticos, que pensam, erroneamente, que a política não é feita no dia a dia. Quando passamos por um buraco na rua, e cobramos seu conserto, estamos fazendo política, pois estamos cobrando aqueles que elegemos a fazer o seu trabalho que é pago- e muito bem pago- por nós.

Porque acreditamos que a política não se discute? Se discute sim, e muito. Essa ideia foi introduzida pelos próprios políticos, para não terem seu trabalho questionado. Você não discute futebol? Futebol envolve paixão e, por isso, por mais argumentos que você utilize, nunca vai fazer com que aquela pessoa deixe de gostar do seu clube. Entretanto, em meio a esses debates, você pode gostar mais ou menos de determinado esquema tático, entender a função de um determinado jogador, compreender melhor ou concluir que determinado técnico é um gênio ou um burro mesmo. Futebol é paixão, e ainda assim discutimos. Política é razão, embora alguns encarem como paixão, mas acima de tudo é razão, e razão se debate, se discute, se argumenta.

Quando você questiona porque seu bairro está do jeito que está, porque o posto de saúde da sua rua não tem médico, porque paga tanto imposto, nesse momento você está fazendo política. Quando essas questões são discutidas com seus vizinhos, seus amigos, você está politicando, quando você leva essas questões aos verdadeiros responsáveis, você está politicando.

Se o povo começar a debater e compreender melhor o que acontece no meio politico, logo vai questionar as decisões tomadas, os projetos não votados ou mal elaborados, os benefícios que nossos políticos tem. E isso seria um terror para eles.

E isso é o que tem de acontecer. Temos de ter mais consciência politica e cobrar aqueles que nos representam, de forma mais efetiva e ativa. Só assim poderemos ter a esperança de um futuro melhor.



“A maior ambição revolucionária

É ver o povo liberto de sua alienação”

Che Guevara

Um comentário:

Atitude do pensar disse...

Fiquei curiosa e fui lá dar uma olhada no blog, acho que a ideia é muito pertinente, visto que estamos num contexto, onde a sociedade está cada vez mais distante da política no sentido real.
Ainda sonho com o dia em que a sociedade cívil irá definitivamente controlar mais de perto o governo e tudo que diz respeito aos seus interesses.