quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O MUNDA DÁ VOLTAS

Um grande amigo e meu compadre brigou com a esposa, mas está esperando um novo filho. Já não tem mais certeza de seu amor por ela, que até ontem era certo e incondicional. Uma grande amiga terminou um namoro, mas já está engatilhando um novo relacionamento. Seus planos de casamento, de mudar-se para São Paulo agora são coisas do passado. Liguei para outra grande amiga que estava de aniversário e há muito tempo não nos vemos, e prometemos nos encontrar mais nesse ano. O que era uma amizade a distância pode voltar a ser pessoal novamente.


Esse meu compadre fez um comentário do meu ultimo post que me levou a refletir sobre isso, as voltas que o mundo dá. Esses três exemplos mostram como as coisas estão sempre mudando, a cada instante. Para o bem ou para o mal. Sei que isso é uma coisa óbvia, mas muitas vezes não enxergamos o óbvio. Onde estarão eles daqui um ano? Terão resolvido seus problemas? Terão arranjado novos problemas?

A vida é um caminho cheio de meandros, por mais que planejemos onde e como queremos estar, nunca teremos certeza. Pode ter certeza disso. E talvez esse seja o grande barato da vida: Não haver certezas, saber que tudo sempre poderá, e irá, mudar, sempre! Saber que as nossas convicções de hoje poderão ser dúvidas amanhã, e que nossas certezas já não serão tão certas. O que nos faz feliz hoje pode nos deixar insatisfeitos amanhã. Passaremos por fases que nos farão mudar, para melhor ou pior, mas o certo é que seremos outra pessoa num futuro próximo.

Seremos outra pessoa e não seremos ao mesmo tempo, isso porque apesar de tudo, nosso caráter será sempre o mesmo. Isso começa a ficar complexo. Amanhã seremos outra pessoa totalmente diferente, mas o mesmo de sempre.

Bom, o certo é que a única certeza é de que poderemos sempre recomeçar, nunca é tarde para fazer um novo caminho. Dizem que a única certeza da vida é a morte, discordo. A única certeza são as incertezas da nossa vida! E a morte também.

Mas isso é bom, de certa maneira, a dúvida e a insatisfação é o que nos move, o que nos faz buscar novos horizontes, novos desafios, novas realidades para a nossa vida. Talvez as surpresas que a vida nos reserva não sejam tão boas, como uma doença, a perda de um ente querido, mas tudo sempre serve para, ao menos, algum tipo de aprendizado para aqueles que estão dispostos a aprender.

Não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe, já dizia Machado de Assis. Então o jeito é encarar a realidade e curtir a vida, por mais percalços que ela ofereça. O tempo cura tudo, a dor insuportável de hoje será só uma lembrança amanhã. Só não deixe de curtir cada momento da vida.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adoreiiiii....Saudadesss das nossas boas conversas de final de ano.

Ju disse...

"A única certeza são as incertezas da vida" !!!! Nossa, demais isso !!!

Mais um excelente texto !!

:) disse...

Tu tens toda razão, meu caro amigo, belo texto... pra mim o Resumo de Vida.
Recomeçar Sempre. A Busca da Felicidade é o fundamento. Decidi que esse será meu objetivo... Como disse há algumas amigas.. "Pratique o desapego".
Parabéns mais uma vez, Le.
Bjo Pri

(SóPraQuemSabe) disse...

Caro amigo a quanto tempo neh

Realmente o mundo da voltas, mas a nossa existência nesse mundo giratória depende tudo das AÇÕES, afinal toda ação ocasiona uma reação trazendo mudanças de ideais, conceitos, personalidades,convivência, existência, etc,,,,, Agora caracter realmente não deveria ser mutável, mas infelismente tem seres humanos que ate isso mudam!!!
Analize Humana??? Estou Fora!!!!
O importante é pra mim é minha aceitação propria em viver, conhecer, aprender, ensinar, experimentar, descomplicar, e ser feliz!!! Simples neh hhhhhh bjs.