sábado, 8 de maio de 2010

INíCIO MELANCÓLICO


Começa hoje o Campeonato Brasileiro de futebol. E, outra vez, de forma melancólica. Falo isso porque, causado pelo nosso confuso calendário, não há preparação para o torneio, não há pré-temporadas, tampouco grandes contratações.

O Campeonato começa em meio as fases decisivas de Libertadores e Copa do Brasil, logo as principais equipes do Brasil, e favoritos ao título, estão envolvidos nestes torneios. Assim temos um início de campeonato recheados de equipes com jogadores reservas e juniores precoces. Na Europa acontece uma mescla de jogadores também, você pode argumentar, mas lá as equipes tem mais elenco e são mais qualificadas. O que faz com que os clubes, mesmo sem todos os titulares, consigam manter o mesmo nível de qualidade.

Outro problema é que o campeonato emenda direto com os estaduais. Não há tempo para preparar-se, reavaliar as equipes. Quem foi bem nos estaduais começa com pequena vantagem, tendo-se em vista que os torneios regionais não servem de parâmetro para o Brasileirão, mas quem foi mal entra no certame aos “tropeços”, em pedaços. E têm que encontrar o equilíbrio em meio ao torneio.

Dificulta também o regulamento em relação a contratação de jogadores. Como o campeonato começa em Maio, mas a janela de transferência vai até Outubro, o clube começa com um time na primeira rodada, mas na última já tem uma escalação completamente diferente. Também acontece em julho uma debandada de jogadores rumo a Europa, pois é nessa época que começam os campeonatos por lá. E, infelizmente, é sabido que as equipes brasileiras não conseguem segurar seus principais jogadores, nem mesmo os médios. E poucos times conseguem repor as baixas em seus elencos.

Dizem que o Campeonato Brasileiro é o campeonato mais equilibrado do mundo, que em nenhum outro país existam tantos clubes disputando o título. É verdade, porém esse equilíbrio acontece porque as equipes se nivelam por baixo. O time que tiver um elenco um pouquinho melhor, com um pouco mais de qualidade, leva a taça com facilidade.

3 comentários:

Josué disse...

Campeonatop mais medíocre do mundo, isso sim !!

Laerte Ferraz da Silva disse...

Na verdade esse campeonato atual de pontos corridos foi criado para satisfazer os anseios da mídia e das equipes do eixo Rio-São Paulo, dificilmente algum clube fora do eixo irá sagrar-se campeão! Infelizmente a fórmula atual torna o campeonato morno, muito longo e praticamente impossível de um clube de médio ou de pequeno porte vence-lo, na realidade é um prato cheio para clubes como o São Paulo que constantemente se atravessa nas negociações dos clubes brasileiros e não libera nenhum jogador do seu elenco para negociar com os mesmos, montando um elenco de aproximadamente 40 jogadores qualificados.

Desarranjo Sintético disse...

Bom, a falta de organização bem com a cara do Brasil...afff.

Fábio.